domingo, 19 de setembro de 2010

NOSSA "BELA VIDA " EM SOCIEDADE


Que o Brasil é um país preconceituoso isso todos sabemos, mas como disse Walcir Carrasco no livro “irmão negro” o nosso preconceito é mascarado. Se você perguntar pra alguém, qualquer pessoa, se ela tem preconceito racial ela vai dizer que não. No entanto, basta olhar para ao seu redor para perceber que as pessoas mais escuras são tratadas de forma diferente, ou melhor, indiferente.

A formação do povo brasileiro é uma das mais misturadas que se conhece, nossas raízes contam com a junção de muitas culturas e graças a Deus temos muito do que nos orgulhar. Sabe o pretinho de cabelo pinchai (acho que assim que se escreve)? Então, foram seus antepassados que fizeram o desenvolvimento desse país, e que eles receberam em troca? O olhar estranho dos que se julgam melhor, o tratamento inferior, uma vida à margem da sociedade.

A escravidão teve fim no dia 13 de maio de 1888, na teoria porque na prática demorou muito a ser extinta – será mesmo que ela já acabou? – A lei áurea assinada pela princesa Izabel deu liberdade aos negros, mas não cuidou para que estes pudessem se inserir na sociedade.

Os resultados do descaso são vividos ainda hoje pelos descendentes dos escravos. A maioria da população pobre do Brasil é negra. É lógico que existem brancos pobres, mas um branco tem mais chance de melhorar de vida o que um negro e nem adianta dizer que é mentira. As pessoas preferem dar emprego a brancos do que a negros, embora elas neguem isso. Essa é a realidade da nossa sociedade, HPÓCRITA como ela só.

Um comentário:

Unknown disse...

Com certeza. Preconceito não está com nada! Viva cada um com sua diferença! Cada um é cada um!

Postar um comentário