quinta-feira, 30 de setembro de 2010
A difícil tarefa de ser jornalista nos dias de hoje
capa do filme "O 4º PODER"
No início desse semestre a professora nos pediu que assistíssemos a um filme, o 4º poder, e elaborássemos uma apresentação sobre o mesmo relacionando-o com a teoria hipodérmica, a qual estávamos estudando.
Um amigo assistiu ao filme primeiro e disse-me que após vê-lo chegou a sentir vergonha do curso. Fiquei confusa e com medo, pois, sou apaixonada por esse vício chamado jornalismo. Mesmo assim, resolvi assistir. Conclui que não está nada fácil trilhar carreira jornalística. Nosso curso que tanto amamos já não nos oferece as possibilidades que tanto nos encantam no discurso.
Apesar da paixão que tenho pelo jornalismo conheço bem as barreiras para se fazer jornalismo de verdade atualmente. As empresas de comunicação são dominadas pelos grupos de poder – isso quando não são eles os próprios donos – geralmente atuantes direta ou indiretamente na política. Já ouvir falar em algo do tipo “invasão de um campo no outro”, ou seja, é cada vez mais evidente a interdependência dos campos.
Antes de pensar no interesse da população os veículos de comunicação verificam se a informação não fere os interesses de seus aliados e/ou investidores. Informar para formar já não é o principio do jornalismo, infelizmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário